Boletim de Greve No 11 - 07/06/2024

Finalizado o documento de Pautas Locais da Categoria Docente

Informamos que na Assembleia Geral Docente de 05/06/2024, finalizamos as deliberações acerca da construção coletiva do documento “Pautas Locais de Reivindicação da Categoria Docente da Universidade Federal do Sul da Bahia”.

O primeiro passo foi a discussão do documento “Por que greve?” pelo Comando de Greve, o que levou a um debate e inclusão de novas propostas, que originaram a primeira versão do documento “Pautas Locais”, enviado a toda a categoria docente. As reivindicações se distribuíram em cinco eixos, sendo cada um seguido de suas justificativas: 1. Permanência estudantil e prevenção da evasão; 2. Estrutura, mobilidade e convivência; 3. Normativas e políticas institucionais; 4. Estruturação da carreira e saúde docente e TAE; 5. Transparência, gestão participativa e orçamento.

A partir daí, foram agendadas assembleias para debate com demais colegas docentes, acolhendo-se propostas de alteração da redação dos pontos já existentes, de retirada ou de acréscimo de novos pontos. Para contribuir, a/o docente poderia apresentar propostas durante as assembleias ou enviá-las por meio de um formulário eletrônico, que ficou aberto durante mais de uma semana e recebeu contribuições de docentes.

É importante salientar que cada uma das propostas de pauta local foi debatida e votada. As deliberações ocorreram em cinco assembleias, todas presenciais, com transmissão síncrona entre os três campi, nas seguintes datas: 26/04/2024, 30/04/2024, 09/05/2024, 16/05/2024 e 05/06/2024, totalizando 87 docentes que participaram de, pelo menos, uma assembleia; outros 3 docentes não participaram das assembleias, mas suas propostas, enviadas via formulário eletrônico ou e-mail, foram apreciadas; logo, pelo menos 90 docentes participaram, de alguma forma, da construção deste documento de pautas locais, o que equivale a 32% do corpo docente da UFSB, considerando o número de 281 docentes listados pelo SIGA em 15/04/2024. Além disso, foram realizadas duas rodas de conversa online sobre as pautas locais, nas quais participaram cerca de 40 docentes.

A pedido do Comando de Greve Docente, a primeira reunião da mesa de negociação com a Reitoria ocorreu em 17 de maio de 2024. A partir de agora, com o documento aprovado na íntegra, solicitamos nova reunião e aguardamos retorno da Reitoria.

Itabuna/Porto Seguro/Teixeira de Freitas-BA, 07 de junho de 2024.

Saudações,

Comando de Greve Docente da UFSB. Contato: comandogeraldegreveufsb@gmail.com