Prezadas/es/os colegas docentes,

prezadas/es/os discentes e colegas técnico-administrativas/es/os,

prezadas/es/os decanas/es/os,

prezadas/es/os pró-reitoras/es,


Esta carta aberta trata da minuta de resolução que “ESTABELECE A POLÍTICA INSTITUCIONAL DE ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA.”


Agradecemos, primeiramente, às/aos decanas/os e coordenadoras/es de curso que intercederam para que tivéssemos uma discussão mais aprofundada na Câmara Técnica de Graduação (CTG). Verificamos que foi uma intervenção efetiva, pois a minuta foi revista e qualificada por meio das contribuições de representantes na CTG.


Voltamos a enfatizar que temos grande interesse nesse tema, em especial, pelo impacto que tem na qualidade do ensino, na qualidade de vida docente e nas questões de direitos trabalhistas. Acreditamos que será benéfico para toda a comunidade acadêmica ter uma discussão aprofundada e efetivamente democrática, com participação das bases, envolvendo docentes, discentes e técnico-administrativas/es/os em articulação com a gestão.


Entretanto, preocupa-nos, agora, o encaminhamento acelerado para o Conselho Universitário. Tomamos conhecimento de que a Minuta será deliberada na reunião de 06/11/2024.


Como sabem, a CTG não tem representante da categoria docente e, neste período em que a minuta foi discutida, não contou com representação estudantil. Quando argumentamos sobre isso com representantes da gestão, foi dito que teríamos como participar dessa discussão no Consuni. Entretanto, a minuta de resolução está sendo pautada, justamente, num momento em que nós, da categoria docente, estamos em processo de transição.


Como é de conhecimento geral, a situação de greve atrasou as eleições de uma nova diretoria, que foi empossada em 14/10/2024, em pleno recesso acadêmico, e está, ainda, se organizando em relação a questões burocráticas, como, por exemplo, registros em cartório, além de situar as/os novos membros em relação às tarefas cotidianas e ao andamento das pautas.


No momento, o mandato de nosso representante docente no Consuni acabou de vencer. A Diretoria da SindiUFSB já estava se preparando para realizar nova indicação em Assembleia Geral Docente, que deve ser agendada nos próximos 15 dias.


Assim, solicitamos, respeitosamente, o adiamento dessa votação para a reunião de dezembro de 2024, quando teremos representante docente e poderemos fazer, junto a essa representação, a discussão coletiva para posicionamento da categoria acerca da minuta. Vale lembrar que já é uma versão diferente da que tivemos acesso anteriormente, pois conta com as valiosas contribuições de membros da CTG.


Encaminhamos anexo o processo referente à Minuta de Resolução, para que chegue ao conhecimento da comunidade acadêmica.


Atenciosamente,


Diretoria da SindiUFSB


Gabriela Silva - Diretora Geral
Adriana Takako - Diretora Administrativa
Rafael Nardi - Diretor de Finanças
Daniel Pinheiro - Diretor de Comunicação